Hipertensão Arterial ou Pressão Alta


Atualmente é comum as pessoas receberem diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica, ou Pressão Alta. Antigamente os níveis considerados normais eram o de 120 X 80 Hmmg ou 12 x 8. Hoje esses índices aumentaram um ponto: 130 x 90 Hmmg, ou seja 13 x 9. Porque? Porque a maioria da população já não apresenta mais o padrão 12 x 8 - a meu ver, isso significa que todos estão com sua pressão descontrolada,  embora ainda haja tempo para corrigi-la e até mesmo sanar o problema para sempre - mas não é bem assim que funcionam os órgãos regulamentadores: eles esperam você ter a doença instalada pra dizer que você está doente!

A pressão pode subir por diversas causas: pelo enrijecimento e estreitamento das paredes dos vasos causados pelo envelhecimento, pelo estímulo da enxurrada de hormônios diante de situações de stress,obstruções, etc Recentemente o assunto entrou em voga pelo episódio ocorrido com o Presidente Lula, nesta semana e que é compartilhado diáriamente por bilhões de pessoas no mundo todo, sejam ricos ou não.

O tratamento geralmente é medicamentoso, são prescritos diuréticos ou vasodilatadores e quando a hipertensão é resistente, adiciona-se um  vasodilatador ou diurético(de acordo com a ordem). Assim, essa dupla garante a baixa da pressão arterial (PA). Mas existem casos em que mesmo com a entrada de dois ou três medicamentos, controle da alimentação e exercícios físicos regulares, a pressão não é controlada.

Como a MTC encara a hipertensão e como ela pode contribuir

A MTC vê como uma desarmonia entre os elementos Fogo e Água (Rim  X Coração e Pericárdio) e neste caso o melhor tratamento é o Acupuntural, seja sistêmico ou Auricular. A massagem não é muito aconselhavel, embora possamos utilizar os mesmos pontos, mas pelo aumento da circulação com a mobilização dos tecidos, deixa de ser a terapia de primeira linha.

Aconselhamos aos pacientes a não comer muitos alimentos Yang: condimentados e salgados (até aí nenhuma novidade) e a buscar praticas meditativas e exercícios pouco vigorosos como Tai Qi Chuan.

Com pouco tempo de terapia podemos observar uma oscilação da PA. É comum o paciente ter inicialmente até um descontrole para menos, mas que faz parte do processo de redução do Yang e equilíbrio da Pressão. Em minha experiência, já pude constatar pacientes que chegam com uma PA de 13 x 9 e saem da sessão de acupuntura com 11 x 7. Isso é real, pode ser constatado com qualquer aparelho de pressão comum. Conforme o decorrer do tratamento, a pressão se estabiliza e dificilmente sai do padrão individual anterior a doença. É comum a redução da medicação, que as vezes chega a ser dispensada por completo - pelo médico cardiologista.

Lembrando sempre : nenhum profissional não-médico está autorizado a alterar prescrição de um Médico, isso é anti-ético e ilegal. O que Acupunturistas e Fitoterapeutas fazem é adicionar recursos e em trabalho conjunto, sugerir retirada progressiva da medicação, o que é o objetivo de todo tratamento.

Veja também...

Tags

Acupuntura MTC Energia Terapias Corporais Massagem Meridiano Terapia Ocupacional Agulhas Auriculoterapia Cultura Diagnóstico Dores Articulares Moxabustão Pediatria Prevenção Reabilitação Relaxamento Saúde do Homem Teoria Tratamento auto-massagem crianças doenças infantis eletroacupuntura estética Articulações Atendimento Social Compulsão Contato Disfunção Erétil Dor Equilíbrio Energético Filosofia Homem Praticas Integrativas e Complementares Responsabilidade Social Saiba Mais Saúde da Mulher Shiatsu Técnica Voluntariado depressão infantil obesidade infantil pele stress Alimentação Analgesia por Acupuntura Anestesia Atividade Bach Bioeletrografia Cirurgia Coluna Coração Cosméticos Cronobiologia Cérebro Deficiencia Visual Deficiência Visual Dependencia Dependência Dieta Digestão Disfunção Sexual Do-In Doenças Ocupacionais Estomago Exame Five Five Konzept Florais Fotos Kirlian Fármacos Gestante Gestação Gravidez Hair test Higiene Hipertensão Impotência Impotência Sexual Inclusão Indústria Farmacêutica Kilian Leitura Complementar Libido Literatura Recomendada Livros Língua Mineralograma Musculos Neurologia Obesidade Orientação e Mobilidade PIC Parto Pedras Quentes Percepção Período Menstrual Política de Saúde Pressão Alta Protocolo NADA Qualidade de Vida Quelação Saúde Silício Stiper TO TPM Tato Terapia Floral Trabalho Visão Vícios artemísia banho terapeutico cadeias musculares calor dermatoses prolongamento rotina doméstica treinamento

Video