Mineralograma ou Hair Test

Cabelo 
Olá! Já imaginou a quantidade de metais pesados que absorvemos todos os dias sem nos darmos conta? E já pensou nas várias manifestações de sintomas que não correlacionamos com essa verdadeira origem, muitas vezes classificados como gerais ou inespecíficos?

 Para alguns tipos de doenças como Autismo, TDAH, Hiperatividade, Depressão Alzheimer, etc, o acúmulo de substâncias tóxicas no organismo significa uma grande piora. Sem esses distúrbios de base, a toxicidade por si só já é um problema, com eles então, toma proporções astronômicas!!!

 O Mineralograma é um exame que pode rastrear e quantificar o acumulo de Chumbo, Alumínio, Urânio, Cádmio entre outros elementos tóxicos no organismo. Muito usado no exterior: Alemanha, Canadá, EUA, Japão, etc. ainda é timidamente solicitado no Brasil. Existem poucos laboratórios Nacionais que o realizam e muitos profissionais ainda enviam o material coletado para análise no exterior.

Este exame pode ser feito a partir de amostras de sangue ou cabelo. Alguns defendem que o Mineralograma sanguíneo é o melhor, outros porém, defendem que o capilar é o mais preciso. Uma observação importante é que com a amostra de sangue, sabemos as quantidades de metais e minerais circulantes naquele exato momento. Mas não temos a informação precisa de quanto será armazenado, quanto já está acumulado no corpo ou o que será eliminado.

No Hair Test(teste/ exame do cabelo) estamos visualizando o que de fato está armazenado, acumulado por anos, dentro do nosso organismo. Sendo o cabelo uma estrutura morta e que guarda toda a informação nutricional e toxicológica, é o tecido mais confiável para investigar os níveis de metais e minerais presentes no corpo, dentro de um grande espaço de tempo.

Porque realizar o Mineralograma? 

Existem 3 boas razões: uma é investigar os níveis de metais, como dito até aqui; Outra boa razão é verificar o excesso ou a deficiência de minerais e poder intervir com suplementação adequada e por ultimo, mas não menos importante: verificar se o tratamento por Quelação(combinação molecular que retira o metal tóxico do organismo e permite que ele seja excretado) está caminhando de modo esperado ou necessita ser reajustado.

Para a realização do Hair Test no entanto é necessário que o cabelo não tenha passado por processos químicos como tinturas ou alisamentos(um pouco difícil nos dias de hoje), esteja limpo e seco.  A amostra capilar é de 2-3g e deve ser retirada da nuca, o que pode ser feito pelo próprio paciente. Quando não houver essa possibilidade, pode-se optar pela coleta dos pelos pubianos. A amostra deve ser armazenada envolvida em papel toalha, para manter-se seca e acondicionada em um plástico, para proteção e isolamento.

O exame não é um meio diagnóstico e sim, um exame complementar que contribui para a otimização do tratamento vigente. É um ótimo recurso para a prevenção de doenças em grupos de risco (trabalhadores expostos a contaminação, pessoas predispostas a algumas doenças), não devendo ser considerado um exame menos importante.

Obrigada por sua visita e até a próxima!!!

Veja também...

Tags

Acupuntura MTC Energia Terapias Corporais Massagem Meridiano Terapia Ocupacional Agulhas Auriculoterapia Cultura Diagnóstico Dores Articulares Moxabustão Pediatria Prevenção Reabilitação Relaxamento Saúde do Homem Teoria Tratamento auto-massagem crianças doenças infantis eletroacupuntura estética Articulações Atendimento Social Compulsão Contato Disfunção Erétil Dor Equilíbrio Energético Filosofia Homem Praticas Integrativas e Complementares Responsabilidade Social Saiba Mais Saúde da Mulher Shiatsu Técnica Voluntariado depressão infantil obesidade infantil pele stress Alimentação Analgesia por Acupuntura Anestesia Atividade Bach Bioeletrografia Cirurgia Coluna Coração Cosméticos Cronobiologia Cérebro Deficiencia Visual Deficiência Visual Dependencia Dependência Dieta Digestão Disfunção Sexual Do-In Doenças Ocupacionais Estomago Exame Five Five Konzept Florais Fotos Kirlian Fármacos Gestante Gestação Gravidez Hair test Higiene Hipertensão Impotência Impotência Sexual Inclusão Indústria Farmacêutica Kilian Leitura Complementar Libido Literatura Recomendada Livros Língua Mineralograma Musculos Neurologia Obesidade Orientação e Mobilidade PIC Parto Pedras Quentes Percepção Período Menstrual Política de Saúde Pressão Alta Protocolo NADA Qualidade de Vida Quelação Saúde Silício Stiper TO TPM Tato Terapia Floral Trabalho Visão Vícios artemísia banho terapeutico cadeias musculares calor dermatoses prolongamento rotina doméstica treinamento

Video